domingo, 5 de fevereiro de 2012

Martinho Campos tem bairro sim senhor!


Martinho Campos , apesar de ser uma pequena e pacata cidade do Alto São Francisco, possui a divisão em bairros. É isso mesmo: não somos apenas uma rua principal como dizem as más línguas.
E se falarmos da grande Martinho Campos, englobando todos os povoados e distritos, teríamos uma área quase do tamanho de alguns países lá das “oropa”. Mas vamos ficar apenas nos bairros e nas suas curiosidades.
Para início de conversa e início da cidade temos o bairro São Francisco, bairro nobre, asfaltado recentemente e com moradores chiques. O bairro é ligado a outro, chamado de bairro São Jorge, onde temos o destacamento da PRv militar. Para que vocês se ambientem o nome popular destes dois bairros é Trevo.
Descendo, rumo a Bom Despacho (que outrora era uma bairro da grande Martinho Campos), temos a direita o bairro do Bambé, nome esse devido ao córrego do Bambé que passa nas adjacências da cidade (e que está superpoluído). No bairro do Bambé temos o clube do União. É de lá que vem o jargão falado até hoje: “ Na rua do Bambé ninguém para em pé!” Porque antigamente, quando chovia, era um caos naquelas ruas de terra, todo mundo escorregava.
Do lado esquerdo, até chegar no Quintas do Rio, matadouro e Rio Picão, temos o bairro Novo Horizonte. Bairro com vistas maravilhosas, ambiente rural e muito ar puro para aqueles moradores. Conhecido popularmente por Bairro do Sossego e Bairro do Tira-saias. Ali próximo temos o clube do Abadia (onde joguei alguns anos – estilo Ronaldo Fenômeno).
Descendo ali, perto do Asilo, temos o Bairro São Geraldo (maior bairro da cidade). No São Geraldo temos, por exemplo, a garagem da Viação Santa Maria  - empresa de ônibus oficial da Badia , a escola municipal Geraldo de Assis, a escola municipal Cel. Pedro Lino e muitas outras coisas mais. Vulgarmente chamado de Bairro do Capim.
E por último, já na saída para BD, temos o bairro Lagoa dos Buritis. Lugar bonito, onde temos o açude da Badia, a fábrica de queijo, a sede da CAF, etc. Todos conhecem lá por açude e Cojam.
Temos ainda o centro da cidade. Com marco principal a Igreja Matriz.
Eis aí a grande Martinho Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário