quarta-feira, 11 de abril de 2012

Um pouco da História da "Badia" - Linha Férrea


Linha do Paraopeba - km 508,800 (1960) MG-3486
 Inauguração: 01.01.1892
Uso atual: desconhecido sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi aberta em 1880, ligando com bitola de 0,76 cm as estações de Sitio (Antonio Carlos) e Barroso. Mais tarde foi prolongada até São João Del Rey (1881), atingindo Aureliano Mourão em 1887, onde havia uma bifurcação, com uma linha chegando a Lavras em 1888 e a principal seguindo para o norte atingindo finalmente Barra do Paraopeba em 1894. Dela saíam diversos e pequenos ramais. A linha foi extinta em pedaços, tendo sido o primeiro em 1960 (Pompeu-Barra) e o último, em 1984 (Antonio Carlos-Aureliano), com exceção do trecho S.J. Del Rey-Tiradentes que e conserva em atividade até hoje. Também se conserva o trecho Aureliano-Divinópolis, ampliado para bitola métrica em 1960, ligando hoje Lavras a Belo Horizonte.
 
A ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1892. Na época, a vila, existente desde a primeira metade do século XIX, se chamavaAbadia de Pitangui e a estação foi aberta com o nome de Abadia. Em 1932, pelo menos, a estação já se chamava Martinho Campos,

ACIMA: O pátio da estação, com a estação no alto da foto, em 1956 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1957. Autor: José Maria Teixeira). ABAIXO: o último trem que partiu da estação, em 14 de julho de 1964 (Autor desconhecido).
em homenagem a um estadista nascido na região. Em 1939, virou município com o nome da estação. Nos anos 1950, com a ferrovia já em decadência, consta que para ir a Belo Horizonte, os moradores de Martinho Campos iam de ônibus até Bom Despacho(ao invés de pegar o trem e baldear em Velho da Taipa) e dali pegavam o trem - era mais fácil e rápido (ver fonte (1)). Em 1962, a linha foi desativada de Martinho Campos para a frente, até Barra do Paraopeba, e em 14/06/1964, a estação fechou, pois o trecho desde Velho da Taipa foi fechado. A estação continua de pé em 2009, sem uso conhecido para mim..
(Fontes: José Maria Teixeira; Márcio Rodrigues Teixeira, 2008; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957)
   

A estação ainda com o nome de Abadia. Data e autores desconhecidos.

A linha passando pela cidade, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1957

A linha passando pela cidade, em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1957

A estação, à esquerda, em foto possivelmente tirada no último dia de atividade, em 1964. Autor desconhecido.

O último trem de Martinho Campos vai embora, contornando a Igreja Matriz da cidade, em 14 de julho de 1964. Foto José Maria Teixeira

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