segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia do Silêncio


Hoje é o dia do silêncio, isso mesmo! Dia 07 de maio se comemora o dia do silêncio. (Texto adaptado)
Não que tenhamos que nos calar severamente, por comodismo ou por precaução, mas sim para meditarmos sobre nossa existência neste mundo, para que o silêncio não seja nunca ausência, mas sim presença.

“Conforme dizia  F. Dostoievski, filósofo  russo, que “o silêncio é sempre belo e o homem calado mais admirável do que o falante”. E daí, uma primeira espécie de silêncio: o da prudência, da discrição, da sensatez, da elegância interior, da sabedoria, do pudor. É o silêncio daqueles que ouvem os insensatos e os inexperientes e não fazem valer a própria voz; é o silêncio dos que não comentam o ridículo dos outros e os pecados alheios.”

Há um ditado que diz : “Se não quiser ouvir não sejas um político”;

Fazer silêncio para poder ouvir não é apenas boa educação, mas sabedoria; não é apenas cortesia, mas respeito, não apenas norma de convivência, mas de sobrevivência da paz, da concórdia, do caminho. É o silêncio dos grandes escritores que são capazes de ouvir os vaqueiros contar histórias pelas noites adentro, dos grandes líderes que são capazes de discutir sem falar mentiras, dos grandes sábios que entendem as crianças.

Há também o silêncio que é a ausência de ruído, de barulho, mas presença de melodia interior, de harmonia com o universo. É o silêncio dos artistas, dos filósofos, das mães que velam a noite o sono dos filhos.

E há o silêncio que aviva a Presença. Porque Deus não se cala, mas é preciso saber ouvi-lo. Em silêncio. É este o silêncio dos que escolheram a melhor parte, dos que se calam para que Deus fale e para que suas vidas sejam como música a encher o mundo de harmonia.

Pois é galera da Badia. Vamos aprender a nos silenciar quando necessário. E, para nossa alegria, vai aqui um vídeo com um pássaro cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário