sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lagoa do Junco - saudades



Condição básica para a existência da vida, a água é um dos tesouros mais importantes da humanidade. Basta notar que o nosso corpo humano é composto de mais de dois terços de água. Para mantermos a saúde, precisamos bebê-la várias vezes ao dia. Faz parte de nossa rotina. Com ela, escovamos os dentes, tomamos banho, lavamos roupa e louça e ainda geramos energia elétrica, produzimos alimentos, movemos indústrias, transportamos mercadorias, curtimos o lazer etc. O planeta, fornecedor dessa vida, também precisa dela para manter-se saudável – e garantir o equilíbrio do clima e dos ambientes naturais. Não é por acaso que a água simboliza a vida. O problema é que se torna um bem cada vez mais escasso devido a uma série de fatores, principalmente a falta de cuidado do ser humano com o meio ambiente.
Falo da água por ver, neste último final de semana, o local onde antes existia a Lagoa do Junco. Uma lagoa localizada na zona rural de Martinho Campos (indo para o Buriti Grande – uns 5 km da sede).
Nesta lagoa nadávamos, pescávamos e nos divertíamos muito. Porém, hoje, não passa de pasto para os animais, conforme visto pelas fotos aqui estampadas.
A origem da seca desta lagoa nunca foi comprovada, mas que dá dó dá! Parece que a natureza se volta contra o ser humano. Um lugar outrora lindo, agora seco e vivente da nostalgia.
Precisamos salvar as nascentes, povoar de árvores as margens dos rios e riachos, cuidarmos de nossa água para que tenhamos sempre esta fonte de vida. Quem planta uma árvore planta uma vida e salva outras tantas.
O abadiaemfoco apoia toda e qualquer forma de preservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário