terça-feira, 19 de junho de 2012

Observando a política abadiense


Pensadores contemporâneos definem  partido político como uma organização de direito privado fundamentado na burocracia e ideologia políticas, sendo a burocracia a sua estrutura e o seu objetivo o poder político.
O acesso do poder das pessoas ao poder não faz parte de seus fundamentos, além disso o partido pode representar oligarquias econômicas ou tradicionais.
A idéia do partido é antiga, mas ganhou força na época do pensamento, da Revolução Francesa e  da independência dos Estados Unidos.
Alguns partidos fundamentam suas idéias em ideologias internacionais, enquanto, em outros casos, as idéias do partido ultrapassam fronteiras, como é o caso do Partido dos Trabalhadores e o Partido Verde, presentes em mais de um país.
Necessários para a determinação política do Estado (União, estados e municípios) os partidos no Brasil são vários e muitos deles presentes em nossa cidade. 
Aqui em Martinho Campos são exatamente 19 organizações partidárias válidas segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Isso mesmo, para pouco mais de 9.000 eleitores temos 19 partidos. Uma loucura, um desmando e uma afronta à inteligência do eleitor.
Pois vejam bem caros amigos internautas e apreciadores do abadiaemfoco: se temos 19 partidos válidos poderemos ter 19 candidatos a prefeito e vários, senão centenas, de candidatos a vereadores. Um absurdo para uma cidade pequena como Martinho Campos. 
Todavia sabemos que muitos desses partidos são formados para coligarem com outros (na busca desenfreada de poder) , são os chamados partidos de aluguel. Assunto para ser falado mais na véspera da eleição.
Para matar a curiosidade vai aqui a lista dos partidos válidos em Martinho Campos e região metropolitana:
DEM  /  PDT /   PMDB /  PMN  /  PP /  PPL /  PR /  PRB  / PRP / PSB / PSC / PSD /  PSDB / PSL / PT / PTB / PTC / PTDOB e PV.
Vamos refletir sobre isso moçada, Martinho Campos não pode se estagnar. Bola pra frente eleitor, o futuro da Badia está nas suas mãos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário