segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DO 1º JORNAL DO BRASIL (10/09/1808)



A Gazeta do Rio de Janeiro,o primeiro jornal publicado em território nacional, começa a circular em 10 de setembro de 1808, impressa em máquinas trazidas da Inglaterra, Órgão oficial do governo português, que se tinha refugiado na colônia americana, evidentemente o jornal só publicava notícias favoráveis ao governo.


Porém, no mesmo ano, pouco antes, o exilado Hipólito José da costa lançara, de Londres , o Correio Brasiliense ,o primeiro jornal brasileiro – ainda que fora do Brasil.

Houve a proibição à imprensa (chegaram inclusive a destruir máquinas tipográficas), e a Censura Prévia (estabelecida antes mesmo de sair a primeira edição da Gazeta).

A censura à imprensa acabou em 1827, ainda no primeiro reinado. A própria personalidade de D.PEDRO II, avessa às perseguições , garantia um clima de ampla liberdade de expressão. 





Nosso blog segue uma linha jornalística atual, cotidiana e de diversos temas, sendo o principal as coisas de nossa querida "Abadia". Estamos, inclusive, abertos às propostas dos internautas sobre temas de nossa terra para que possamos publicá-las ocasionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário