quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Causo da Herança


O Geriowaldo sempre foi muito esperto. Este causo prova o tanto.
Ainda jovem,  Geriowaldo, filho de um grande fazendeiro aqui da Badia, irmão de mais dez irmãos (naquela época não tinha facebook, não tinha net, não tinha camisinha...), trabalhava com seu pai no campo, almejando um dia vir a ser também um grande fazendeiro.
Eles moravam num casarão na sede do município (Gê, a mãe Garateia e o pai Waldão) , que tinha um assoalho de tábuas de primeiríssima mão e um grande porão onde servia de esconderijo para as brincadeiras dos sobrinhos e amigos.
Tudo transcorria bem naquela família até que o Geriowaldão não agüentando o peso da idade, veio a falecer. O dito cujo não havia deixado testamento, então coube a matriarca, mar do Gê, organizar a partilha dos bens que eram muitos: mil cabeças de gado, cinco fazendas, dinheiro no banco, etc.....
Após o enterro do pai Geriowaldo tentou voltar à rotina, mas estava difícil, pois ele não agüentava sozinho tanto serviço e estava preocupado com o que iria herdar, pois ele tinha dois irmãos advogados, um irmão médico, duas irmãs professoras e por aí vai. Ele achava que os outros iriam lhe passar a perna.
Passado um mês chegou a época da mãe dividir a herança, no cartório do Ney da Bitira. Geriowaldo, após um dia cansativo, teve uma idéia. Esperou a mãe ir para o quarto dormir e, assim que a velha pegou no sono, ele adentrou-se pelo porão da casa e ficou lá até mais ou menos meia-noite. Neste momento, imitando uma voz arrepiante disse:
___ Ô Garateia! Ô Garateia!
___ Quem tá me chamando, meu Deus do céu? – responde a senhora.
___ Sou eu, o Wardão!
___Mas cê tá morto home!
___Eu só vim pra te ajudar com a divisão pros menino, muié!_falava o Geriowaldo com voz séria.
___Ah! Bão!
___Ó! Preste atenção: aquele terreno lá perto do São Francisco cê deixa pro Geriowaldo, bem como as mil cabeças de gado e a metade do meu dinheiro que eu deixei no banco viu?
___Tá bem Wardão.
___ O resto cê divide em partes iguais com os outros fio viu?
___Tá bem Wardão, mais alguma coisa?
___Ó! Amanhã vai sumir um porco e dez galinhas aí, né procê curpar o Geriowaldo não viu?
Assim acabada a conversa, o Geriowaldo foi dormir a velha foi pegar no sono também.
O resultado é que o Geriowaldo ficou sendo um dos maiores fazendeiros da beira do Velho Chico e fez uma baita festa pra comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário