quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

De Nova Serrana ou da China?

Sabemos da potência calçadista de Nova Serrana. Inclusive temos muitos filhos de Martinho Campos radicados na cidade, trabalhando nas diversas fábricas lá existentes.
Ocorre que a China vem dando trabalho para os empresários do setor, veja a notícia abaixo: 

Produção de calçados femininos barra queda maior nas fábricas do polo calçadista mineiro (PATRÍCIA CAMPOS/DIVULGAÇÃO)
A invasão chinesa de tênis esportivos no país obrigou fabricantes de Nova Serrana e cidades vizinhas, principal polo de calçados de Minas Gerais, com cerca de 1,2 mil empresas e 44 mil empregos diretos e indiretos, a mudar para as linhas femininas. Entre o início de 2011 e o fim de 2012, o percentual da produção destinada às mulheres saltou de 20% para 40% do total de pares fabricados naquela região do Centro-Oeste do estado, a 130 quilômetros de Belo Horizonte. 

A reestruturação dos empresários de Nova Serrana é mais um exemplo de como a indústria nacional é prejudicada com os baixos preços cobrados pelas mercadorias asiáticas, onde os impostos e os encargos trabalhistas são bem menores do que no Brasil. Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) mostram que de janeiro a outubro passado as importações de calçados no país subiram 17%. Por sua vez, as exportações, no mesmo período, caíram 15,3%. “O que mostra que a concorrência desleal dos países asiáticos continua assombrando a produção no país”, criticou o diretor do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), Júnior César Silva. 

No polo de Nova Serrana, a produção total deste ano, incluindo todos os tipos de calçados, foi de 105 milhões de pares. O saldo é 4,5% menor do que o de 2011 e o de 2010 – 110 milhões de pares em cada exercício. A queda só não foi maior em razão da mudança dos esportivos para os caçados femininos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário