abadiaemfoco

sábado, 3 de agosto de 2013

Ressaca não é brincadeira...

Desculpe estragar a festa, em pleno fim de semana, mas a verdade precisa ser dita. Amanhã quando estiver com ressaca se lembre de uma coisa: ressaca deixa você burro.

É o que dizem os pesquisadores da Universidade Keele, no Reino Unido. Eles descobriram que a ressaca atrapalha nossa memória de trabalho – conhecimento de fácil acesso no seu cérebro, que te faz entender essa sentença do início ao fim). Aí fica mais difícil fazer algumas tarefas básicas, como contas mentais. Durante a ressaca o desempenho da memória de trabalho cai de 5% a 10%.E ainda nos deixa mais lentos: se você tem 20 anos, quando tem ressaca, seu tempo de reação parece com o de alguém de 40 anos.
Mas por quê? Bem, primeiro pela desidratação do corpo. E segundo pelos processos químicos que estão acontecendo no corpo durante a ressaca por culpa do etanol. Para expelir o álcool é necessário quebrá-lo. E durante esse processo, algumas moléculas tóxicas são formadas. Mas os pesquisadores ainda pretendem fazer mais testes para confirmar os resultados.
Deve ser por isso que trabalhar com ressaca é tão difícil. Você também já tinha percebido isso?

Texto adaptado da revista superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário