quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dia nacional do trânsito


"Comemorado em 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito foi instituído para auxiliar a conscientização de toda a sociedade. Com o crescimento da população e, consequentemente, da urbanização, o trânsito nas cidades tem se tornado cada vez mais intenso. Surge, então, a necessidade de ações que visam à conscientização acerca dos cuidados no trânsito para a prevenção  de acidentes.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga”. 

O documento regula ainda que, “o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.”

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, é crescente o número de acidentes de trânsito, principalmente entre jovens. Diante disso, a melhor maneira de prevenção é a conscientização. Medida esta, que não é dever apenas dos motoristas, mas também dos pedestres. Um dos principais eventos de promoção dos trabalhos desenvolvidos pelos órgãos reguladores do trânsito é a Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro."



É notório o crescimento da frota de veículos no país e os problemas ocasionados por isso. Aqui em Martinho Campos, pequena cidade da região centro-oeste de Minas, já temos horários em que o trânsito fica difícil. Mesmo com ruas largas, pavimento razoável (pelo menos na principal) e um povo consciente (a maioria), nosso sistema de tráfego é um pouco complicado, principalmente na hora central do dia e ali pelas 18h.
Falta sinalização nos principais cruzamentos da cidade e há um grande fluxo de carretas e caminhões, uma vez que nossa Avenida principal é uma extensão da rodovia estadual MG 164.

Vamos aproveitar este dia e refletir sobre nosso papel no trânsito. Seja como motorista, pedestre ou agente de tráfego, temos que zelar pelo bom fluxo de nosso sistema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário