sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Para pensar uma sociedade mais justa e igualitária 11/10


Hoje é dia nacional do deficiente físico. Uma data para lembrar a todos que o preconceito é o principal obstáculo para esse percentual da sociedade brasileira.
Até em pequenos municípios como o nosso (Martinho Campos) se vê o desrespeito com a população que possui algum tipo de deficiência. Falta de rampas nos prédios públicos; rampas mal colocadas nos passeios da cidade, falta de políticas públicas para os deficientes, etc...

De acordo com último censo feito pelo IBGE, há no Brasil 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Destas, mais de 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física. 

Os números são grandes e significativos, existe uma população capaz de exercer funções e ocupar postos de trabalho e que para isso precisa de atenção e capacitação. O objetivo ao criar um dia especial para o deficiente físico é o de propor a reflexão e revisão das políticas criadas para esta parcela de brasileiros. 

A Lei 8.213/91 obriga empresas com mais de 100 funcionários a reservar vagas para portadores de deficiências e, ao criar postos de trabalho inclui o deficiente na sociedade e na População Economicamente Ativa (PEA) melhorando suas condições de vida e cidadania. 

Infelizmente, ainda é preciso realizar muitas mudanças para que o deficiente físico se torne independente. Rampas nas calçadas e aumento na frota de ônibus adaptados são formas físicas de tornar a sociedade mais justa, igualitária e acessível, mas a aceitação e o fim do preconceito são atitudes fundamentais para que haja uma real inclusão social.

Rampa sem "noção" na praça Tiradentes

Único ônibus com elevador (realmente adaptado) da Prefeitura - no conserto há mais de três meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário