"Uma propaganda publicitária do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (Cref/MG) veiculada no ônibus suplementar S50 (Caiçara / Nova Vista) causou polêmica na rede social Facebook. A propaganda traz a frase: “Fazemos tudo por um mundo menos redondo. 1º de setembro - Dia do Profissional de Educação Física” e a imagem do tronco de uma mulher visivelmente acima do peso. A foto foi considerada preconceituosa por alguns usuários na internet.
A imagem foi postada no último sábado (9) na página de um grupo que discute temas relacionados a publicidade. Alguns usuários consideraram a peça ofensiva às pessoas acima do peso. “Chamar alguém de gordo não o fará emagrecer”, disse um dos usuários. Outros disseram que a propaganda era preconceituosa e desrespeitosa.
"Se tem a campanha para parar de fumar, contra o racismo,contra abuso sexual, porque não pode ter a de obesidade. Isso é preconceito...Isso não dá o direito de ofender as pessoas", avaliou outra usuária da rede.
"O velho e bom tradicionalismo, o politicamente correto e o falso moralismo de BH. Bora sair da caixa e trabalhar. Campanha ducaralho!!!! Quer vender o dia do profissional de educação física comendo Big Mac e sentado no sedentarismo? Parabéns aos criativos da Sigla", apreciou um outro internauta.
O diretor de criação da agência que fez a peça publicitária, a Sigla Comunicação, Luiz Oliveira, explicou que a propaganda não tem sentido pejorativo. “Uma pesquisa nos mostrou que quase 50% da população brasileira está acima do peso. Nós fizemos a peça para mostrar a importância do profissional de educação física para ajudar essas pessoas a emagrecerem e melhorarem sua saúde”, esclareceu Oliveira.
O designer Frederico Lessa, que postou a foto, disse que queria abrir a discussão da publicidade. “O fato da peça ser preconceituosa ou não é uma avaliação de cada um. Existe essa duplicidade”, afirmou.
O Cref informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a propaganda não é preconceituosa. O Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte Suplementar de Passageiros de Belo Horizonte (Sindpautras), responsável pela publicidade no coletivo também não considerou a propaganda ofensiva.
“Nós já estamos retirando as propaganda, por que o contrato com a empresa venceu. Não acho que há ofensa no texto e imagem”, justificou Mauricio dos Reis, presidente do sindicato."
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