quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A voz do povo prevalece! Democracia é isso!

Nas últimas duas semanas a pequena e bela Martinho Campos foi sacudida por uma onda de magnetismo, contagiando parte de seus moradores que foram impelidos a ganharem as ruas da cidade e se manifestarem. O episódio que desencadeou tal fato foi o Projeto de Lei Complementar nº 027/2013, enviado à Câmara Municipal, pelo senhor prefeito, que altera a Lei 012/2008 que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores públicos do Poder Executivo do Município de Martinho Campos/MG e a Lei 017/2010 que dispõe sobre o plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério do Município de Martinho Campos/MG...
Tal proposta (a grosso modo) criaria 38 cargos de "Auxiliar da Educação Infantil" e diminuiria o número de professores (PEB I e PEB II ) da rede pública municipal. A principal justificativa seria o corte de gastos do poder público municipal.
A mobilização então começou a ser formada a partir da data da votação do projeto ( 03/12/2013), onde professores, pais e amigos da educação se manifestaram na reunião da Câmara e, com isso, a votação fora adiada para o dia 10/12/2013 e, de acordo com o combinado, seria formada uma comissão para discutir a proposta com os vereadores. Assim foi feito e a comissão fora formada. Além disso, um vereador (dos mais influentes) procurou a comunidade escolar para se inteirar das opiniões e assim formalizar seu voto. 
O assunto ganhou a mídia, principalmente através das redes sociais. Também o Sindicato dos Servidores da Prefeitura entrou na campanha e o povo de nossa comunidade se ateve ao fato e foi, em massa, à reunião da Câmara nesta última terça-feira.
As manifestações foram uma prova de que o Governo Municipal estava equivocado e que, qualquer mudança no quadro da Educação deve sim ser discutida com toda a comunidade escolar , sindicato e especialistas.

Destarte, o Executivo então recuou e retirou o Projeto de Lei da pauta da reunião. Uma vitória do povo que acorda para a realidade. 
Agora, o mesmo projeto deverá voltar em pauta no próximo mês de fevereiro. Estaremos atentos e sempre informando a todos vocês sobre o andamento das coisas de nossa cidade.
Parabéns ao Sindicato, parabéns aos professores e demais pessoas de bem que querem bem a nossa educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário