terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Interessante

Texto extraído da revista superinteressante (por Rôney Rodrigues)
Pergunte a qualquer um da nossa geração: qual são as características fundamentais do nosso tempo? Certamente o nosso envolvimento com as redes sociais vai aparecer na lista. Afinal, o Twitter, Facebook e Whatsapp permitiram alcançar de forma imediata uma vasta rede de contatos com um simples clique.
Talvez você também reflita sobre como as gerações passadas puderam viver sem essas ferramentas tão importantes. Mas, segundo alguns estudos, parece que essas gerações estavam bem mais atualizadas do que pensamos.
O jornalista britânico Tom Standage escreveu o livro Writing on the Wall – Social Media, The first 2.000 Years (algo como “Escrevendo no Mural – Mídias Sociais, Os primeiros 2 mil anos”) em que afirma: as redes sociais, uma das grandes revoluções tecnológicas do nosso tempo não foi, hã, digamos, tão do nosso tempo. Os seres humanos usam ferramentas de interação social há mais de dois mil anos. Sim, é isso mesmo: há dois milênios os romanos já “tuitavam” e faziam suas “postagens”.
cleo
Marco Antônio e Cleópatra estão em um relacionamento sério.
Standage, que é editor de conteúdo do site da The Economist, defende que o Facebook, Twitter e Tumblr podem ser as últimas encarnações de uma prática que começou por volta do ano 51 a.C, na Roma Antiga. O precursor de tais maravilhas tecnológicas? O filósofo e político Marco Túlio Cícero, que viveu entre 106 a.C. a 43 a.C..
cicero
Esse cara.
Cícero, junto com outros membros da elite romana, usava um escravo, que posteriormente tornou-se seu escriba, para redigir mensagens em rolos de papiro que eram enviados a uma espécie de rede de contatos. Essa rede de contatos, por sua vez, copiava o texto, acrescentava seus próprios comentários e repassava adiante, comentando sobre as últimas movimentações políticas e expressando opiniões. Essa corrente de comentários soa familiar?
iPad romano
E os romanos não pararam por aí. Além do papiro, eles também utilizavam uma tábua de cera do tamanho e forma de um tablet moderno, em que escreviam recados, perguntas ou transmitiam os principais pontos da Acta Diurna, uma espécie de “jornal” exposto diariamente no Fórum de Roma. Essa tábua, o “iPad da Roma Antiga”, era levado por um mensageiro até o destinatário, que respondia embaixo da mensagem.
Outra curiosidade relatada no livro de Standage é o hábito de abreviar palavras e expressões, algo também comum entre os antigos romanos. Entre as expressões mais correntes estavam “SPD”, que significa “Envia muitos cumprimentos” e S.V.B.E.E.V: “Se você está bem, que bom. Eu estou bem”.

Fontes: BBC Brasil; The Guardian, The New York Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário