segunda-feira, 24 de março de 2014

A culpa também é nossa!

A escassez de chuvas e baixo volume d'água deste ano nos remetem ao longínquo 2001 onde tivemos também baixa nos reservatórios e racionamento de energia e água em alguns pontos de nosso Brasil. Ocorre que este ano a demanda de energia aumentou ainda mais e a previsão de chuva continua baixa. Certamente teremos dificuldades ao longo do ano se "São Pedro" não nos ajudar.
O governo também tem sua culpa no que diz respeito a escassez de nossos recursos, pois a responsabilidade das políticas públicas é de responsabilidade dele. Mas o problema não é só do governo não.
Nós também temos que nos educar para depois ficar torcendo por chuva e reclamar dos políticos. O desperdício de água e energia elétrica também são fatores desencadeantes de racionamento.

É comum vermos pessoas lavando passeios, asfalto, carros (duas ou três vezes por dia) em alguns pontos de nossa cidade. Isso gera uma grande demanda e consequentemente a diminuição da matéria prima da energia do Brasil : a água.
Também o desperdício de energia (lâmpadas acesas sem necessidade, diversos aparelhos ligados ao mesmo tempo, etc) pode ser um sinal de dias piores quanto ao fator energético.
Devemos sim fazer uma economia de água e energia sempre que possível. Não só pela economia financeira que isso gera, mas também pelo fato de estarmos contribuindo para o não racionamento e para o equilíbrio satisfatório do meio ambiente.
Não adianta ficarmos condenado o governo, pedindo ajuda para São Pedro se não fizermos a nossa parte. Somos responsáveis por aquilo que consumimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário