sábado, 26 de julho de 2014

Bebum tem mais olfato, será?

Algo dentro do seu cérebro se apaga durante a bebedeira. E nem é a memória (nesse caso). A ciência não sabe dizer ao certo qual é essa região, mas esse apagão é capaz de fazer com que você sinta melhor o cheiro das coisas.
Pois é. A pesquisa vem lá do pacífico país de Israel. Yaara Endelvet e um grupo do Instituto de Ciência de Rehovot quiseram testar essa hipótese. Para isso, 20 voluntários tiveram de cheirar três líquidos – dois deles eram exatamente iguais, compostos pelos mesmos seis odores. Já o outro era quaaaase igual, um único odor o diferenciava das outras misturas. E a tarefa dos participantes era descobrir quais dos líquidos eram iguais.
Depois dos seis primeiros testes, os pesquisadores dividiram o grupo em dois: sem saber de nada, metade tomou um suco de uva com 35 ml de vodca, enquanto a outra parte só ficou no suco, sem nenhuma adição de álcool. E não é que o pessoal levemente embriagado se saiu melhor nos testes?
A ideia da israelense é refazer os testes com a ajuda de exames de ressonância magnética – assim ela descobrirá, enfim, qual é a tal área que se apaga e melhora nosso olfato. Não entendeu aonde ela quer chegar com isso? Ela explica: “Se soubéssemos mais sobre o mecanismo que causa essa inibição, isso poderia nos ajudar a descobrir porque algumas pessoas perdem o olfato”.
(da revista superinteressante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário