sexta-feira, 12 de junho de 2015

Simplórias

A Reforma Política, alavancada nesta última semana na Câmara dos Deputados, teve  alguns resultados, porém simplórios. 
Até esta última quinta-feira (11) foram modificados os seguintes tópicos: Fim da reeleição, mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, redução da idade mínima para os cargos de Governador, Senador e Deputado, restrições de acesso de pequenos partidos ao fundo partidário, alteração na data de posse de Governador e Presidente e permissão de doações de empresas a partidos.
Não se pode dizer que seja um avanço profundo, pois precisaríamos era de uma mudança radical. Principalmente no que diz respeito ao voto obrigatório, à concomitância das eleições (datas iguais) , fim das coligações e mudança no sistema da proporcionalidade nas eleições para vereador e deputados. Mas isso tudo , parece-me, que é contra os interesses dos parlamentares. Por que será?
Mas, por outro lado, há de se ressaltar a importância da polêmica sobre o tema e a relevância das propostas já votadas, pois assim se pode ver uma luz no fim do túnel, mesmo que esse túnel seja gigantesco.
Apesar de simplórias, as mudanças virão para tentar melhorar nosso sistema político. Que Deus tome conta e o Brasil saia dessa lama de corrupção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário