segunda-feira, 6 de julho de 2015

Semana do Concurso Público

Após passar o período de inscrições, vem agora a semana da realização das provas do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Martinho Campos/MG. No próximo domingo dezenas de pessoas deverão estar resolvendo questões das  provas para tentar o ingresso no serviço público.
As provas ficam por conta da empresa Polis Auditoria que é a responsável pelo concurso.
O abadiaemfoco preparou alguns lembretes para os candidatos, para que os mesmos se saiam bem nos testes.


A uma semana da prova, não adianta entrar em pânico se ainda faltar estudar muita coisa. O que foi feito, foi feito e não será profundamente alterado em tão poucos dias. Por outro lado, tudo pode ser posto a perder caso o candidato perca o equilíbrio. Então, é mais produtivo manter a serenidade e tirar o melhor proveito possível dos dias que restam.

Conforme o candidato vai estudando, deve complementar as informações com outros detalhes e observações sobre pontos específicos em que perceba que ainda tem dificuldade. Isso resulta num material objetivo e completo, com todas as observações importantes sobre a disciplina.

Se houver algum tipo de exercício em que o candidato ainda tenha dificuldade, vale resolvê-lo apenas como revisão, para lembrar qual é o encaminhamento correto.

Foco no estudo
A gente sempre comenta que preparação para concurso é maratona, mas o período pós-edital é uma corrida de velocidade, e a semana da prova é o sprint final – tudo o que não se refere ao estudo deve ser adiado, porque cada minuto é valioso e não pode ser desperdiçado.

Mas isso não significa descuidar de alimentação ou sono (mínimo de 6 horas por noite), porque comprometeria o rendimento e, em vez de representar ganho de tempo, pode deixar o candidato sem condições de competir.



Distribuição de tempo
Os 5 dias da semana devem ser divididos entre todas as matérias, privilegiando aquelas que contarão mais pontos na prova e aquelas em que o candidato ainda tem dificuldades. É natural que as disciplinas específicas e novidades que tenham surgido no edital estejam no segundo grupo, porque o candidato teve menos tempo para estudá-las.



Quem não viu todo o conteúdo
A situação do candidato que começou a preparação já com o edital publicado é um pouco diferente porque será difícil fazer uma revisão completa em tão pouco tempo. Ainda assim, é mais proveitoso relembrar o que já foi estudado e garantir aqueles pontos do que tentar aprender coisas novas correndo o risco de não fixar nada.

E, depois da prova, seguir estudando para estar mais bem qualificado no próximo edital.

Estratégia
O candidato deve definir nessa semana a melhor estratégia para a prova, como escolher a ordem de disciplinas para resolver as questões. O ideal é não começar com matérias em que tenha muita dificuldade, porque nos primeiros minutos de prova acontece um pico de estresse que se dissipa em pouco tempo (5 minutos, aproximadamente). Assim, é melhor iniciar com uma disciplina em que o candidato esteja mais seguro e depois passar para as outras. Por outro lado, português e matérias que exigem muitos cálculos não devem ser deixadas por último, porque o cansaço pode prejudicar a compreensão dos enunciados e/ou o raciocínio.

Véspera da prova
Esse é um dia crucial para o sucesso do candidato. Apesar de ser difícil, por causa da ansiedade, é melhor não estudar na véspera. O cérebro do candidato será extremamente solicitado na prova, e o melhor resultado não será obtido por causa de um ou dois tópicos estudados superficialmente. Mas o cérebro descansado permitirá que o candidato esteja atento aos detalhes, com boa capacidade de recuperar as informações e com bom raciocínio. Isso, sim, pode fazer a diferença.

O candidato deve separar todo o material necessário para a prova – é bom confirmar no edital o que levar -, definir antecipadamente como chegar ao local, enfim, evitar qualquer tipo de contratempo de última hora.

De resto, é dia de relaxar e descansar a mente. Uma boa caminhada baixa os níveis de estresse e melhora a capacidade do cérebro. Um filme divertido ou contando uma história de sucesso/superação também pode ser inspirador.

A hora de dormir costuma ser complicada, mas todos os candidatos estarão passando pela mesma situação. Vale tentar as tradicionais receitas de chá calmante ou leite morno e respirações lentas e profundas.


(Texto original de *Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”)

O abadiaemfoco deseja uma boa prova a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário