abadiaemfoco

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Projeto excelente da educação MG

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) lançou nesta segunda-feira (30/11) o Guia Participativo de Segurança e Informação nas Escolas Estaduais. A publicação online produzida pela própria Secretaria de Educação tem por objetivo fornecer informações e orientar os jovens, educadores e cidadãos em geral sobre o ambiente da Internet, o uso consciente das redes sociais, os direitos e os deveres em relação à tecnologia e à informação, entre outros pontos. O lançamento aconteceu na Escola Estadual Mendes Pimentel, em Belo Horizonte, na data em que se comemora o Dia da Conectividade.
Durante uma conversa com estudantes da escola, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, destacou a importância do Guia. “É importante que no momento em que estamos preocupados em ampliar o acesso à internet, nós também orientemos os estudantes sobre a necessidade de segurança e respeito às pessoas e de como podemos participar dessa rede global sabendo que nós temos direitos, mas também deveres. O guia é de segurança para utilização da informação na nossa vida, porque o que ele apresenta é o que existe de legislação sobre esse tema e também traz sugestões de cuidados, exemplos que são parte do dia a dia e do cotidiano que às vezes os estudantes estão vivendo nas escolas”.
Lançamento do guia foi feito na Escola Estadual Mendes Pimentel, em Belo Horizonte. Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Lançamento do guia foi feito na Escola Estadual Mendes Pimentel, em Belo Horizonte. Foto: Osvaldo Afonso/Imprensa MG


O guia será alterado constantemente, já que a proposta da Secretaria é coletar colaboração dos estudantes e professores para o aperfeiçoamento do documento. “A principal ideia dele é a construção coletiva. Ele foi inicialmente feito pela equipe da Superintendência de Tecnologias Educacionais, da SEE, junto com a Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais. Nós elencamos alguns temas relacionados ao uso da internet para começar a conversar com os professores e estudantes das escolas estaduais. A ideia é que eles tenham acesso àquelas informações e que mandem para a Secretaria complementações importantes de temas que devem ser tratados, mas que ficaram de fora. Essa é a primeira versão de várias”, destaca a superintendente de Tecnologias Educacionais, Corina Soares Giovanini.
A subsecretária de Informações e Tecnologias Educacionais, Júnia Sales Pereira, destacou que a iniciativa faz parte de uma demanda da educação contemporânea. “Nós estamos envolvidas com a melhoria da participação dos estudantes e professores, mas também com a qualificação dessa participação na internet de forma que todos os sujeitos que estão frequentes na rede se sintam protegidos e cientes de diretos e deveres”, afirmou.
Guia receberá colaboração de alunos e professores. Foto: Osvaldo Afonso/ Imprensa MG
Guia receberá colaboração de alunos e professores. Foto: Osvaldo Afonso/ Imprensa MG

Para Isadora de Souza Gonçalves, aluna do 2º ano do ensino médio, a internet é um importante instrumento de pesquisa e deve ser bem utilizada. “Utilizo bastante a internet e acho bacana essa iniciativa, porque é sempre bom receber dicas de segurança na rede. Também acho uma ação bacana da Secretaria de Estado de Educação a partir do momento que traz essa discussão para dentro da escola”, conclui a estudante.
Dia da conectividade
A principal proposta do Dia da Conectividade é o engajamento da comunidade para a realização do teste de velocidade, disponível no site da campanha Internet na Escola, para a inclusão das escolas no Mapa da Conectividade. A iniciativa incentiva as escolas de todo o país a participarem de uma mobilização que tem como objetivo a garantia de Internet rápida que cheguem às salas de aula brasileiras para tornar possível o uso de tecnologias.
(Do site da Educação MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário