abadiaemfoco

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Semana do Meio ambiente

A Semana Mundial do Meio Ambiente é comemorada entre os dias 30 de maio e 05 de junho.

Essa data foi instituída em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, que ocorrem em Estocolmo, Suécia. No Brasil, esse período foi estabelecido somente em 1981, através do decreto nº 86.028 e tem como finalidade o apoio à participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural de nosso país.

A semana mundial do meio ambiente busca chamar atenção em relação à ação política dos povos e dos países para o aumento da preservação ambiental e da conscientização. A ONU (Organização das Nações Unidas) busca, nesse período, estabelecer e personalizar questões ambientais, possibilitando a cada indivíduo a percepção de sua responsabilidade e sobre se tornar um agente de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável.
A importância do meio ambiente

O meio ambiente engloba todas as cosias vivas e não vivas existentes na Terra, ou ainda em determinada região dela, que vem a afetar ecossistemas e a vidas dos seres humanos. O meio ambiente é o conjunto de leis, condições, influencias e da infraestrutura física, biologia e química que rege, abriga e permite a vida em todas as formas possíveis.

A vida em geral só é possível em um ambiente saudável, rico em recursos naturais, como a água e livre de poluição. Atualmente, vemos uma grande depredação de nosso meio ambiente, uma diminuição de recursos hídricos e um ar cada vez mais impuro e poluído.

Esses fatores não prejudicam apenas a nossa geração, mas especialmente as gerações futuras, que irão sofrer as consequências de nossos atos presentes. É por isso que a semana mundial foi criada, visando reeducar o cidadão, as indústrias e o Estado, para que cada um, fazendo sua parte, possa preservar nosso meio ambiente.
Objetivos

O ambientalíssimo pode ser entendido como um movimento policio, filosófico e social que busca criar ações para proteção da natureza e o ambiente natural, os objetivos dos cientistas ambientais, em geral, incluem:

· Redução da poluição e limpeza, para que no futuro cheguemos a poluição zero.

· Redução do consumo de combustíveis não-renováveis pela sociedade.

· Desenvolvimento de fontes alternativas de energias, que são renováveis ou não poluem.

· Proteção de ecossistemas.

· Preservação de espécies em perigo de extinção.

· Estabelecimento de reservas naturais para proteção da biodiversidade e de ecossistemas dos quais a vida em nosso planeta depende.

· Conscientização para um consumo sustentável.

· Tratamento adequado de resíduos, por meio de reciclagem ou reaproveitamento.

Os desafios são cada vez maiores, já que o consumo desenfreado e impensado cresce a cada dia, o consumo de energia, a liberação de carbono na atmosfera e a drenagem de nossos recursos hídricos são motivos de constante preocupação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário