sábado, 1 de julho de 2017

Sobre o Forró na Praça/Martinho Campos em festa


Começo esta postagem com as belas palavras da amiga Tabita (Secretária de Cultura) sobre o histórico do Forró na Praça: "......a prefeitura de M.Campos criou o evento FORRÓ na PRAÇA em julho de 1.983 pelo então prefeito sr. Lino ,uma festa que veio para ficar, pois, consegue agregar um grande número de pessoas na praça.O objetivo era uma opção de lazer popular e para os casais daquela época que gostavam de se reunir prá dançar o bom forró logo após a missa realizada na igreja matriz de N. Sa da Abadia. O primeiro aconteceu em volta da fonte luminosa onde foram montadas as barracas beneficentes que ofereciam saborosas comidas típicas e a música local tendo como intérpretes nossos saudosos Sr.Zé Benedito Silva, Denísio da Acordeon, Lino e muitos outros e o "som " do Pedro Carlos. Por alguns anos ainda o forró aconteceu em volta da fonte, depois na praça do "coreto Sr. Luíz Alves da Silva", tendo então o coreto como palco das atrações artísticas. E atualmente, deixou de ser apenas o "forró na praça" , foi parar na avenida principal da cidade devido ao grande número de pessoas, cada vez maior, que chega para participar da festa.
Considerado hoje uma das maiores festas da região no centro oeste mineiro, sucesso consolidado ao longo desses 33 anos de realização, contempla manifestações culturais unidas às tradições e valores sociais da comunidade ,embora uma grande parte está se perdendo.
A edição 2017 do “XXXIV FORRÒ na PRAÇA” vai acontecer nos dias 14,15 e 16 de Julho.
Em breve toda a programação do evento será divulgada, fique atento que estaremos informando tudo, porque teremos dois momentos de atividades. Será montada uma “Feira na Praça“ durante todo o dia do sábado e domingo com a participação das feirinhas “Coisas d’a Abadia “ e “Praça da Estação” e produtores das associações de todo o município e zona rural , que vão comercializar comidas, bebidas, artesanato, doces, brincadeiras e também apresentação musical e artística dos alunos das escolas e artistas locais , e a missa sertaneja no domingo de manhã.

É necessário que este evento tenha um caráter mais beneficente com o intuito de arrecadar fundos para os trabalhos e causas sociais das entidades do município .Agregar valores de fomento à nossa gastronomia e o nosso artesanato que é muito bonito.
Faremos a abertura da festa na sexta feira com a apresentação de quadrilhas dos alunos da APAE , escolas municipais e estaduais ,que com muito brilho e dedicação dos professores e alunos ,estão promovendo a cultura e a tradição das festas juninas nas escolas.E todas muito lindas e animadas!!!!
A expectativa é envolver mais a comunidade e valorizar mais a convivência e o encontro de nossa gente ,nossos visitantes amigos ,nossa riqueza musical num evento que foi carinhosamente criado para as famílias e amigos de nossa terra.
Sua presença é muito importante .Venha participar conosco desta festança !!"

Depois do texto venho reiterar que será um grande evento, não só para Martinho Campos, mas também para toda a região.
Como já foi dito, a festa acontecerá nos dias 14, 15 e 16 próximos.
Também podemos mencionar que haverá um grande show com a Banda Santha Nova.
Venham todos prestigiar nossa grande confraternização na Praça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário