quinta-feira, 19 de setembro de 2019

No trânsito, o sentido é a vida

Com o tema para este ano - "No trânsito , o sentido é a vida" - a semana nacional do trânsito teve início nesta última quarta-feira (18) e vai até o dia 25 de setembro.  A semana é para reflexão e dedicação às coisas do trânsito num âmbito geral.

A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o território nacional. 

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.


“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito.

Por tudo isso esse é o momento de focar o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. 

Aqui em Martinho Campos o fluxo de veículos , o aumento da trafegabilidade e demais fatores elevam em proporção equivalente o intuito de modernizar e otimizar nosso sistema de trânsito. Para isso urge que se faça um planejamento estratégico para colocação de sinalização, horizontal e vertical, além de mudar sentido de algumas vias (colocar canteiros centrais em outras) etc.

O mais importante talvez seja nos conscientizarmos e conscientizar nossos concidadãos que convivem diariamente "nas vias" sobre o empenho para proporcionar um ambiente de qualidade e comprometer-se a fazer cada um sua parte para um trânsito mais seguro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário