terça-feira, 25 de outubro de 2011

Represa em Martinho Campos




O assunto mais comentado em nosso município, ultimamente, tem sido a possibilidade real de se construir uma represa no encontro dos Rios Pará e São Francisco, na região denominada pontal, divisa entre os municípios de Martinho Campos, Abaeté e Pompéu.
A construção da represa, é claro, afetaria a rotina dos cidadãos martinhocampenses, principalmente aqueles da zona rural. Muitos teriam que vender terras ao governo, já outros poderiam se beneficiar com as margens do lago a ser formado como hoje ocorre em Morada Nova de Minas.
Também há de se levantar o fato que, construindo a represa, formar-se-ia um lago e este favoreceria a concentração de poluentes normalmente escoados pela correnteza dos rios, o que prejudica a qualidade da água e a biodiversidade. A barragem dificultaria a migração de peixes para a reprodução.
São muitas interrogações e detalhes que ainda virão, mas é certo que , num futuro próximo esta ideia poderá ser concretizada, pois a falta de energia é emergente e o assoreamento do lago de Três Marias são fatores que podem render a tal represa.
Que seja uma boa coisa para o município, os moradores e ao meio ambiente.

21 comentários:

  1. Wilton,
    Voce postou essa materia em 2011 - já faz mais de 01 ano - como esta essa historia da barragem? Já foi aprovada e quando tera inicio as obras ?
    - Existem alguns agricultores que já estão vendendo as terras as margens do rio para....
    No aguardo de informações.

    Gratos,

    RibeiroM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro Diego,

      realmente vai sair. A Cemig já fez um levantamento na região e, dentro de 10 anos vai ser construída a represa. Alguns fazendeiros ribeirinhos sabem inclusive até aonde vai alagar em suas propriedades. Eu postei, recentemente em Dicas/Utilidades publica do blog uma matéria sobre isto após ler um artigo no Jornal Hoje em dia que trata do assunto.
      Abraços
      Wilton

      Excluir
    2. Caro Wilton,

      Onde poderiamos ter acesso à esse estudo, pois assim saberíamos onde será a área de inundação...

      Excluir
    3. estou comprando um terreno em alberto isaacson a beira do rio para alguem pode me explicar se essa area será alagada futuramente ?

      Excluir
    4. estou comprando um terreno no município de alberto isaacson a beira rio pará e gostaria de saber se alguém sabe se esta área sera inundada pela construçao da barragem ?

      Excluir
    5. Tenho chacaras para vender na Margem do São Francisco , em Martinho Campos.

      2.500 m² a partir de 45 mil reais! Planíssimas , estudo financiamento , aceito veículos!

      31 85555544 - diretoria@simplesimoveis.com.br

      Excluir
  2. OLÁ BOM DIA ESTOU COMPRANDO UM TERRENO NO ENCONTRO DOS RIOS PARA COM O SÃO FRANCISCO CONHECIDO COMO PONTAL, AUGUEM PODE ME FALAR SE A BARRAGEM VAI SER CONSTRUÍDA NO ENCONTRO E SE VAI ALAGAR TODO ESSE LOCAL.

    AGORA SE FOR CONSTRUÍDA NESSE LOCAL MESMO AS IMOBILIARIAS DA REGIÃO ESTÃO AGINDO DE MA FÉ COM SEUS CLIENTES, VENDENDO UM TERRENO QUE ELES SABEM QUE VAI SER DESAPROPRIADOS E ALAGADOS, CORRENDO O RISCO DE ATÉ MESMO DE NÃO RECEBER NENHUMA INDENIZAÇÃO, OU SERA QUE ELES JÁ NÃO RECEBERÃO A INDENIZAÇÃO PELO TERRENO FICA AQUI UM ALERTA PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  3. ANTES DE COMPRAR SEU TERRENO CERTIFIQUE-SE ATRAVÉS DO APLICATIVO QUE DÁ A ALTITUDE NO GOOGLE EARTH, POIS ONDE ACUSAR 610m OU MENOS É PASSÍVEL DE INUNDAÇÃO. OU ENTÃO ENTRE EM CONTACTO COMIGO, GERALDO MARQUES - IMOBILIÁRIA ABADIA, QUE TEREMOS PRAZER EM INFORMAR.(g.marquesdossantos@gmail.com ou pelos fones (37)3524-2821?9108-3177)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE ESTOU COMPRANDO UM RANCHO EM IBITIRA NO RIO PARA PELO QUE SEI É PROXIMO AO RANCHO DO KIKO , RANCHO DO CAPAO DO ZEZIM, GOSTARIA DE SEABER SO BRE AS AREAS ALAGADAS ESTOU INDO HOJE VISITAR POR FAVOR SE PODER ME RESPONDER EU AGRADEÇO MUITO MEU NOME É FERNANDO 319586-1144

      Excluir
  4. vendo um sitio em alberto isaacson a beira do rio pará tel 31 31425878

    ResponderExcluir
  5. A construção da Barragem depende de muita coisa ainda , não se sabe o impacto sobre as propriedades , há regiões em minas mais propícias a alagamento por barragens e mais importantes economicamente a Cemig , portanto especulação favorecem a pessoas interessadas em indenizações e compra de terrenos a preço baixo! Por gentileza façam contatos diretoria@simplesimoveis.com.br 3185555544

    ResponderExcluir
  6. Se possivel me envie as fotos , tenho possíveis interessados! , diretoria@simplesimoveis.com.br

    ResponderExcluir
  7. Assassinato do rio são francisco em martinho campos , poderia ser o titulo desta reportagem pois uma barragem a menos de cinquenta quilometros de Tres Marias e acabar de matar o rio , sem falar nas perdas de terras férteis a suas margens no entorno . Brasil do seculo 21 mesmo viu !!! Tudo por votos nestas eleições !!!!!

    ResponderExcluir
  8. o primeiro procedimento para ser construída um represa ou qualquer que seja uma obra na união é a indenização aos donos de terras ao redor de onde será feita a tal construção. interessante é que ninguém foi indenizado (?) E os fazendeiros estão vendendo os terenos. Quem está comprando, porque não há propaganda nas estradas,tais como, placas indicando onde será a tal barragem,entrevistas com prefeito das cidade nas radio e televisão, onde é o escritório e qual o nome da firma que ganhou a licitação, qual o nº do projeto,quem é o engenheiro responsável e outras resoluções ao fato? a mim parece um principio de dominação regional.
    KGracional

    ResponderExcluir
  9. so acredito quando anunciar no diário Oficiario (GG racheiro do rio para.;;;;

    ResponderExcluir
  10. vendo um sitio com água no córrego do veludo (Ibitira)
    com metragem de 25.480 Ha
    Valor R$ 210.000
    Interessado entrar em contato pelo celular: 37 9846 1692
    9197 1052 (Whatssap)

    ResponderExcluir
  11. Senhores nao sou da regiao mas interessei pelo assunto e achei na net uma do presidente da EPE Mauricio Tolmasquim que mostra a licitacao da UHE Pompeu ate 2017. Previamente a licença ambiental tem de ser emitida. Uma outra aprsentaçao conseguí uma projeçao da area inundada, nao sei se é precisa. Se alguém interessar é só me enviar um email. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, meu nome é Gilmar Pires, e gostaria de receber a projeção da área inundada da Represa.
      gilmarpires56@hotmail.com

      Excluir
  12. Licitaçao da UHE Pompeu até 2017 conforme apresentaçao da EPE. Se alguem se interessar mando por email. Tem a area projetada da usina também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia, tem como me enviar por email sobre a área imundada? tenho um amigo com fazenda ao redor e tem interesse de saber.

      diogenesfaria@hotmail.com

      Obrigado pela atenção
      Diógenes Faria

      Excluir
    2. poderia me encaminha por favor jose.souzak6@gmail.com. Obrigado

      Excluir