Após postar uma matéria sobre o enxame de pernilongos que houve em nosso município e sua ligação com as fontes de água da região fui questionado sobre a situação do Córrego do Bambé, pequeno curso d’água que passa ao lado da cidade e deságua no Velho São Francisco.
A indagação de todos é que os dejetos líquidos e sólidos, da então rede de esgoto recentemente construída, estão indo diretamente para o leito do córrego, na parte mais baixa do município.
Percorri então vários trechos do referido riacho e percebi que, infelizmente, procede a denúncia dos cidadãos martinhocampenses. Fui até a parte de cima do mesmo, num local bem anterior ao denunciado e lá também pude constatar poluição (vide foto) nas águas e nas margens do córrego.
A situação já foi denunciada, inclusive na mídia, em anos passados, porém até agora está sem solução. E, caso, nada seja feito, em breve teremos uma série de doenças endêmicas em nossa cidade, afetando todos os moradores e não só os que vivem às margens do leito d’água.
Sabemos, entretanto, que para consertar esse problema leva tempo, dinheiro, boa vontade e determinação política. Todavia, estarei cobrando das autoridades competentes, em nome dos que me procuraram e dos cidadãos martinhocampenses, a partir de amanhã (03/11).
Nenhum comentário:
Postar um comentário