domingo, 20 de novembro de 2011

A Fofoca e a energia


Em Martinho Campos, assim como na maioria das cidades do interior, existe um canal de informações rápido, crescente e de várias abrangências. Não! Não é a Net. É o FOFOCA NEWS. Isto mesmo, aquele incômodo ato de falar da vida alheia.
A palavra fofoca tem o dom de atrair a atenção das pessoas. É só falar que tem uma fofoca para contar que a pessoa passa a receber atenção de todos a sua volta. Quem vai contar uma fofoca sempre estabelece a mais importante das regras: “Que fique só entre nós, combinado!” E o outro quando passa a fofoca para frente trás à baila a regra novamente. Parece que agindo assim, o fofoqueiro livra-se da responsabilidade dos efeitos que esta fofoca pode trazer. E assim a fofoca “voa” de boca em boca pelo mundo afora.
Na “Badia” é comum ouvir as frases: Nossa menina, cê viu a última de fulano? E aquele cicrano viu no que deu? Cê viu o carro novo do cumpadi, ele comprou mas foi cum dinheiro sujo...
Mas isso não é uma coisa boa não! Fofoca é um mal que se deve cortar pela raiz.
Pensamento: Havia um ditado Americano que dizia: “Somente você pode prevenir incêndios da floresta”! Basicamente, é isso o que o Sábio diz sobre fofoca. Podemos diminuir o calor, jogar água no fogo e deixar a briga morrer. Como? Não fornecendo as “últimas quentinhas” de fofoca, deixando o desejo de espalhar informações destrutivas e recusando manter vivo um rumor feio. Sem a fofoca, a amargura de uma rivalidade pode dissolver e relacionamentos podem sarar.
Oração: Perdoe-me, ó Deus, pelas vezes que tenho mantido fofoca viva ou participado de uma conversa fofoqueira. Por favor, abençoe e cure aqueles que eu tenho ferido com a minha participação em fofoca. Dê-me a força para dizer somente aquilo que vai ajudar a abençoar outros; a coragem de restabelecer os relacionamentos que eu danifiquei por causa de palavras não pensadas; e sabedoria para saber desencorajar aqueles que procuram espalhar fofoca. Em nome de Jesus eu peço. Amém


E falando em fofoca me lembrei do causo da energia elétrica na “Badia”
Martinho Campos teve uma Usina no Rio Picão que fornecia energia para nós, Abaeté e Pompéu, pode? Pois é! E este causo aconteceu realmente.
E não é de hoje que a fofoca, na pequena e pacata Martinho Campos, acontece. Há vários anos, na época da inauguração da Energia Elétrica na cidade, um antepassado meu saiu com a notícia de que a inauguração da energia se daria na rua principal, num dos postes centrais, próximo à matriz de Nossa Senhora de Abadia.
Ele falou para alguns amigos que todos deveriam ir para garantir o direito da energia em suas casas e iam ganhar um brinde. A notícia, é claro, era falsa. Era uma fofoca para todos irem até a praça onde o Prefeito da época faria uma propagando sua em cima do feitio elétrico municipal.
Foi tão forte o mexerico que a cidade inteira, até as crianças, foram, às 08horas da noite, para a praça da matriz e fizeram uma enorme fila, só que debaixo de outro poste que estava com um fio solto.
Quando o político chegou e viu aquela turma enfileirada diante de outro poste perguntou a um abadiense:
___Pessoal, que cês tão fazendo aí?
___Uai, doutô, estamos aqui para tomar choque que o senhor deu de brinde, eu já tomei dois e gostei dimais da conta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário