quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O tio do Geriowaldo


O Geriowaldo tinha um tio, lá pelas bandas do Logradouro, que tinha formado  para ser padre.
Trabalhou muitos anos noutra cidade e, depois, de muita experiência, veio para “Abadia” celebrar as missas na bela Matriz, nos distritos e povoados.
A missa do tal padre era muito demorada (mais ou menos 02 horas só de sermão), deixando os fiéis sempre muito cansados.
Com o tempo o padre quis mudar o horário da missa de domingo (de 07h para as 10h). Avisou os paroquianos que no próximo domingo seria assim, pois tinha que celebrar antes na Ibitira e em Alberto Isaacson.
O povo, porém, não gostou da mudança, pois nesse horário as mulheres estariam preparando o almoço e ouvindo o Programa de Domingo da rádio Criativa.
Pois bem, chegou então o domingo. O padre, após celebrar as missas nos distritos chegou em Martinho Campos, faltando 10 para 10 e entrou na sacristia para se preparar para a celebração. Quando foi a hora ele saiu para o altar, foi aí que ele viu que só tinha um velho fazendeiro, sentado no banco da frente, esperando a missa.
O padre, já pensando em desistir de celebrar, chega perto do Matuto e fala: ___Meu senhor, acho que vai ser meio difícil para eu celebrar a missa não é?
O velho então responde:
___ Olha seu padre, eu num entendo nada de missa não. Eu entendo é de vaca, boi, bezerro, capim...Mas, se eu  fosse para tirar leite e só encontrasse uma vaca no curral eu não deixava ela na mão não, tirava o leite dela.
Aí o padre arregalou os olhos e achou melhor celebrar a missa só pro Matuto. Aí foi aquela senhora missa (três horas), até que o padre terminasse. Depois, se "achegando" do velho,  pergunta:
___ E aí meu senhor, o que achou?
___ Olha seu padre, eu num entendo nada de missa não. Eu entendo é de vaca, boi, bezerro, capim...Mas, se eu  fosse alimentar as vacas e tivesse só uma no cocho eu não matava ela de cumê não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário