terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Queijo Suíço ou Colcha de Retalhos




A malha rodoviária no Estado, a maior do Brasil, se deteriorou em 2011, mesmo com o esforço de muitos. A constatação está visível, neste início de ano, em todo o território mineiro.
Não dá nem pra citar qual é o pior trecho, pois muitos estão fazendo fila nesta triste realidade.
Já escrevi aqui neste jornal (já agradecendo pelo apoio) várias vezes, durante vários anos, sobre as condições de nossas rodovias, aqui do centro-oeste, principalmente as vias MG 164 e BR 352, ambas cortando o município de Martinho Campos e importantes para escoação de produção agrícola e industrial, além de materiais diversos como a produção de carvão vegetal para as siderúrgicas.
Neste ano, porém, parece que a coisa ficou pior. A BR 352, no trecho entre Martinho Campos e ponte do Rio Pará (divisa entre os municípios de Pitangui/Martinho Campos) está uma verdadeira colcha de retalhos, um verdadeiro queijo suíço, uma calamidade.
São vários os carros que enchem as oficinas e borracharias do trecho por causa dos buracos e o DER ou DNIT não fazem nada (pelo menos até o momento). Um descaso com os cidadãos que estão sofrendo para pagar IPVA, DPVAT, Licenciamento e outras taxas neste início de 2012.
Todavia, para enfatizar o problema e a falta de critérios, nesta semana fui até Pitangui, quase arrebentando os pneus do carro nas centenas de buracos existentes na via e , quando retornei me deparei com uma blitz do DER ou DNIT não sei, no trevo de Martinho Campos/MG. Ou seja, para “blitzar” os técnicos dos órgãos mencionados trabalham até debaixo de chuva, já para fazer os reparos (tapa-buracos) eles têm que esperar “estiar” ou chegarem ordens? Ora, que país é este?
A piora no estado da malha viária é resultado da falta de verbas, de prioridades, de gestão e até de intempéries, já que as chuvas castigaram muito as estradas em 2011 e agora nos primeiros dias de 2012, mas a correção dos problemas é imprescindível e não está ocorrendo, pelo menos em nossa região.

2 comentários:

  1. SE é pra escolher uma alternativa, escolho as duas. Mas que dá dó, tristeza de ver estes trechos nesta situação de calamidade. Cadê nossos politicos,ou melhor, deputados caça votos?

    ResponderExcluir
  2. Pior é que taparam os buracos. Gostaria de saber se está previsto para este ano o recapeamento da BR 352 no trecho que vai de Martinho Campos a Ponte Rio Pará. Este trecho não aguenta mais operações tapa buracos pois já tem mais asfalto remendado do que o original. Não dá para fazer como fizeram de Martinho Campos a Bom Despacho onde colocaram só um asfaltinho vagabundinho tem que fazer recapeamento mesmo. Vamos agilizar para já termos asfalto novo para o proximo período das chuvas senão o asfalto vai desmanchar.
    Ismenia Marília Mesquita

    ResponderExcluir