terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Martinho Campos e a dengue



Dos 74 municípios que realizaram o LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa) em 2012, 30 apresentaram alto  índice de infestação (acima de 3,9%); 42 apresentaram médio risco ( com LirAa entre 1.0% e 3,9%) e 2 cidades ( Conselheiro Lafaiete, com 0,7% e Poços de Caldas, com 0,1%) tiveram baixo risco.
“Se compararmos os dados de janeiro de 2012 com o mesmo período de 2011, vamos observar que 2/3 dessas cidades mantiveram os mesmos índices ou abaixaram, porém 1/3 delas pioraram”, explica o Subsecretário de Vigilância em Saúde, Carlos Alberto Gomes.
“Quando você faz o LirAa, são identificados quais são os focos mais comuns de infestação pelo Aedes aegypti. Neste LirAa de janeiro de 2012, por exemplo,  pudemos constatar que os focos mais comuns foram: o lixo (doméstico, principalmente), bebedouros de animais ( lata d’água de cães e gatos) e os pratinhos para plantas”, detalhou o Subsecretário.
Martinho Campos está na rota dos focos, na região centro-oeste. Nossas vizinhas Pompéu (índice 4,9%), Bom Despacho(índice 11,4%) e Dores do Indaiá (índice 7%)  podem registrar muitos casos da doença neste período quente. Infelizmente aqui em nossa cidade não foi feita esta pesquisa, mas temos que ficar atentos pela proximidade com as áreas de foco elevado conforme acima mencionadas.
Temos que ajudar bastante os agentes da dengue. Abrindo as portas para que eles façam suas vistorias, denunciando locais sem moradores onde existam focos e fazendo o dever de cada um: deixando sua casa e seu quintal limpos, sem água parada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário