terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dia da televisão

Antigamente, em nossa época de criança,  aqui na Badia só tinha umas três televisões. A gente se reunia na janela do dono da casa e dali ficava assistindo aos filmes e telenovelas da época. Bonanza, O Patrulheiro, Irmãos Coragem, Os Três Patetas, etc eram alguns dos programas aos quais assistíamos.
Hoje tudo mudou, são televisores e mais televisores além de uma imensa variedades de programas de todos os gostos e estilos.
Nesta semana se comemora o dia da televisão, então o abadiaemfoco buscou junto à equipe do Brasil Escola a história desta data.

Santa Clara – a padroeira da televisão

No dia 11 de agosto comemora-se o dia da televisão, data que homenageia Santa Clara, oficialmente reconhecida como padroeira da TV, pelo Papa Pio XII, em Roma.
Sua mãe, ainda grávida, recebeu uma mensagem que dizia que sua filha traria a luz ao mundo, motivo pelo qual recebeu o nome de Clara.
De família nobre, Clara se entregou à vida devota da caridade, seguindo os princípios de São Francisco de Assis, de pobreza e fraternidade.
As primeiras transmissões televisivas foram feitas no início do século XX, através de ondas eletromagnéticas enviadas pelas transmissoras de televisão. Mas foi através da invenção do russo Vladmir Kosma Zworykin, o iconoscópio, que chegou-se a televisão que conhecemos.
A partir da década de 30 as transmissões televisivas tornaram-se regulares, nos Estados Unidos e Europa.
Rapidamente entraram em funcionamento as redes NBC (National Broadcasting Company) e a CBS (Columbia Broadcasting System), sendo seguidas pela BBC, de Londres.
Até então, as transmissões televisivas eram em preto e branco, sendo que o modelo a cores passou a funcionar a partir de 1954.
Nos anos 70 a televisão teve o seu ápice, sendo comercializada em grandes quantidades, tornando-se rapidamente um importante veículo de comunicação.
A partir dos anos 90, surgiu nos Estados Unidos os canais de televisão por assinatura, com transmissão a cabo, feita através de códigos que só são liberados com a compra do produto. Esse modelo de TV chegou ao Brasil rapidamente, mas popularizou-se somente após os anos 2000.
Ao longo de sua história, a televisão foi passando por transformações, estando cada vez mais aperfeiçoada. Hoje em dia podemos contar com transmissões digitais, sendo os aparelhos desenvolvidos com tecnologia de cristal líquido, com imagens e sons perfeitos.
No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 90% da população do país conta com esse tipo de aparelho em suas residências. “A baixa escolaridade e a falta do hábito de leitura são alguns fatores que explicam a grande força da televisão no Brasil e em toda a América Latina”.
Até 2006, os canais e emissoras televisivas no Brasil chegaram ao número de 416, além das retransmissoras que chegam a quase dez mil. Dessas, algumas exercem o poder de massificação sobre a população, por serem as maiores e terem seus sinais de transmissão espalhados por quase todo o território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário