abadiaemfoco

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Semana do Trânsito


Começa hoje a semana nacional do trânsito em todo território brasileiro. Um momento para refletirmos sobre o conjunto de deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas, dentro de um sistema convencional de normas, que tem por fim assegurar a integridade de seus participantes, ou seja, o trânsito.
Aqui em Martinho Campos, apesar de termos ruas largas e poucos veículos (comparando com outras cidades do mesmo porte) sofremos com a falta de infraestrutura de trânsito, Faltam informações, sinalização, fiscalização, respeito, etc.
Podemos, pois, utilizarmos esta semana como forma de enriquecermos nossa cultura e melhorar nossa participação nessa engrenagem que o trânsito.
O abadiaemfoco destaca alguns pontos importantes desta semana do trânsito.

O tema a ser trabalhado é “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”
Dando continuidade às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2012, que começa dia 18 e vai até 25 de setembro.
Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas morrem por ano, vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Levando em conta que dois dos principais fatores que influenciam no crescimento da taxa de mortalidade no trânsito são a relação “comportamento e segurança dos usuários” e o excesso de velocidade, e os relatórios internacionais sobre acidentes de trânsito, o Contran definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito 2012 como: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida”.
A velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. Para traçar e realizar as ações o Contran definiu como prioridade a necessidade de unir esforços intersetoriais, visando a redução dos acidentes de trânsito.
Todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito trabalharão focados em ações de conscientização nos estados e municípios brasileiros. Durante a Semana, o Portal do Trânsito disponibilizará a programação nas principais capitais brasileiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário