abadiaemfoco

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dia dos Símbolos Nacionais


Comemora-se nesta terça (18/09) o dia dos Símbolos Nacionais Brasileiros. Por isso o abadiaemfoco vem dissertar um pouco sobre o tema que está presente na vida de todos nós moradores deste imenso país.
Os Símbolos Nacionais do Brasil foram definidos na Lei 5.700 de 1º de setembro de 1971. Além de estabelecer quais são os símbolos, esta lei também fez determinações sobre como devem ser usados, padrões e formatos, significados, etc. Estes símbolos são de extrema importância para nossa nação, pois representam o Brasil dentro e fora do território nacional. Logo, devem ser respeitados por todos os cidadãos brasileiros. Os Símbolos Nacionais são usados em cerimônias, documentos oficiais, eventos e localidades oficiais.


 SÍMBOLOS NACIONAIS BRASILEIROS
BANDEIRA NACIONAL: Esfera azul, representando nosso céu estrelado, ao centro com a frase "Ordem e Progresso". São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. Losango Amarelo ao centro representando o ouro. Retângulo verde, representando nossas matas e florestas.


ARMAS NACIONAIS : no centro há um escudo circular sobre uma estrela verde e amarela de cinco pontas. O cruzeiro do sul está ao centro, sobre uma espada. Um ramo de café está na parte direita e um de fumo a esquerda. Uma faixa sobre a parte do punho da espada apresenta a inscrição "República Federativa do Brasil". Numa outra faixa, abaixo, apresenta-se "15 de novembro" (direita) e "de 1889" (esquerda) 

SELO NACIONAL : usado para autenticar documentos oficiais e atos do governo. Usado também para autenticar diplomas e certificados emitidos por unidades de ensino reconhecidas. É representado por uma esfera com as estrelas (semelhante a da bandeira brasileira), apresentando a inscrição República Federativa do Brasil.

HINO NACIONAL : tocado em solenidades e eventos oficiais do governo, eventos esportivos e culturais e nas escolas, junto com o hasteamento da Bandeira Nacional.

É muito importante para nós brasileiros conhecermos e utilizarmos os símbolos nacionais. Antigamente havia uma matéria na escola que tratava do tema: Moral e Cívica. Hoje, porém nossos alunos aprendem os símbolos nacionais de uma forma aglutinada o que, às vezes, não fica gravado na memória do educando.
Muitas vezes nos deparamos com pessoas, em solenidades, que não sabem cantar o Hino Nacional. Isso configura uma cenário muito ruim, pois o Hino é muito bonito e todos deviam se orgulhar dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário