abadiaemfoco

domingo, 21 de outubro de 2012

21/10 Dia do Lixeiro


O lixeiro tem um papel muito importante na sociedade, pois é ele o profissional responsável por limpar a cidade. Recolhendo todo o lixo que as pessoas produzem, sejam eles reaproveitáveis ou não. Muitas pessoas desprezam essa profissão e olham com nojo, mas elas não vêem que eles são fundamentais para o desenvolvimento da humanidade, pois se não fossem eles viveríamos em um enorme lixão.
O lixeiro ou gari, como é mais conhecido, além de recolher os lixos ele também varre as ruas. 
Os garis recolhem o lixo de residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, e também varrem as ruas, praças e parques. Além disso, capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Aposto que você não imaginava que esse profissional que passa despercebido nas ruas faz tanta coisa.
Mas infelizmente não são valorizados, mesmo executando muitas vezes trabalhos arriscados, pois lidam com materiais que podem ameaçar a saúde. As pessoas não têm consideração pela pessoa, elas só vêem a função, que é muito malvista, pois acham que mexer no lixo é algo repugnante, claro que não é nada agradável, mas é de extrema importância.

Se imagine no lugar desses trabalhadores, tendo que lutar pelos seus direitos, fazer um trabalho que não é agradável aos olhos de muita gente e ainda ser desprezado por causa disso. Temos que repensar o modo como estamos tratando esses profissionais que fazem um trabalho muito nobre. As pessoas devem ter em suas consciências também o modo com que tratam o lixo, que muitas vezes acabam sujando cada vez mais o meio ambiente, enquanto desprezam quem limpa essa sujeira que nem deveria estar lá.

O trabalho desses profissionais é honesto tanto quanto o de um bombeiro. Pois eles realizam um serviço público que favorece toda à sociedade e ao meio ambiente. Por isso devemos ser gratos pelo trabalho que eles prestam, e olhá-los com admiração.

Por essa razão foi criado o Dia do Lixeiro, que é comemorado no dia 21 de outubro. Esse profissional tanto quanto o médico ajuda a cuidar da nossa saúde e nada melhor do que valorizarmos o trabalho que eles fazem. Devemos dar os parabéns a esses profissionais que trabalham em prol da sociedade, ajudando a conservar o meio ambiente e a limpar a sujeira de muitas pessoas que não valorizam o trabalho que eles prestam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário