quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Presidência da Câmara


A eleição mal acabou e já estamos de novo sentados no emaranhado político de nossa pequena e pacata Martinho Campos. É que, depois da vitória contundente do então prefeito Chico Mangueira e dos nove vereadores da situação e oposição, a disputa para a presidência da Câmara e a mudança ou não do secretariado municipal está movimentando o município, tirando até o brilho da eleição norte-americana.
A função do Presidente da Câmara de Vereadores vem disciplinada na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores e para tanto deve-se consultá-las para melhores detalhes.
O Presidente da Mesa (o qual é chamado de Presidente da Câmara) desempenha funções de legislação, de administração e representação.
Exerce função de legislação quando preside o Plenário, orienta e dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução.
Exerce função de administração quando comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva e finalmente de representação quando atua em nome da Câmara.

O abadiaemfoco saiu às ruas para ouvir o povo e saber o que pensam os martinho-campenses a respeito do fato. As opiniões foram muitas e vamos citar algumas coisas interessantes.
Alguns caciques da política local acham que o presidente da Câmara deve ser o Darcy por ser o mais experiente; outros já acreditam ser o Renatinho da São  por ter sido o mais votado; já grande parte dos entrevistados acham que o Borges (vereador mais atuante nesta legislatura) é quem tem mais condições de exercer a presidência, embora seja de um partido de oposição.
Teve também quem apostasse na Vilani para presidente, por ser a única mulher na Câmara nova.
O certo é que está indefinido e os conchaves políticos estão se formando para a escolha da presidência do Legislativo Municipal.
Já para a mudança ou não do secretariado da prefeitura o apelo do cidadão é intenso. A maioria quer ver mudanças em algumas secretarias. Nomes foram citados e alguns inclusive garantidos segundo a voz do povo, que segundo a tradição é a voz de Deus. Neste caso teremos que esperar mais, pois uma mudança ou não do secretariado é de competência única do senhor prefeito e seus discípulos. Esperamos que ocorra sem transtornos e que nossos “gerentes”’ sejam pessoas idôneas, honestas e éticas para com a coisa pública. O abadiaemfoco está de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário