segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A noite em que não teve merenda na escola da Comunidade

Um causo curioso aconteceu na antiga Escola da Comunidade NS Abadia (hoje EM Geraldo de Assis). Era na sala do fundo do corredor direito que estudava a turma do 3º Ano de Contabilidade. Naquela época a sala ficava sobre a cantina da escola (sala que fica no sub-solo em frente à quadra de esportes). Tínhamos, naquela noite chuvosa, três aulas com o Prof. Pedro Jamir (Contabilidade e Organização) antes do intervalo. Como o professor faltou resolvemos, de portas fechadas (para que o Diretor Dr Bertholino não visse e nos expulsasse), estudar à nossa maneira: truco, teatro, show, peladinha, etc...Como o tempo era longo logo logo enjoávamos de uma brincadeira e passávamos para outra.
Numa dessas brincadeiras o amigo e companheiro J. resolver pegar a bola de plástico e desenhar um rosto na coitada. Depois colocamos uma cabeleira na danada e amarramos uma linha junto ao bico de modo que parecesse uma marionete. Quando já ia perdendo a graça resolvemos fazer uma outra brincadeira com esta "bola enfeitada". Subimos no vão da janela e começamos a descer a bola, pelo lado de fora da sala, até que a mesma chegou no rumo da janela da cantina onde a cantineira, cantarolando, fazia um panelaço de macarronada para os alunos. Estava distraída com o serviço, porém, quando a luminosidade de  um relâmpago se fez presente a mesma olhou para a janela e vira aquela bola parecendo uma cara feia e achou que era assombração. Resultado, pulou para trás, gritou e deixou a panela enorme de macarrão cair pelo chão. Em disparada só foi parar na sala do diretor Bertholino, com o coração disparado e chorando aos quatro cantos.
O diretor logo percebera que podia ser coisa da turma do J. e do W.Foi logo para a sala. Porém, lá chegando, encontrou todos os alunos lendo o livro de contabilidade e estatística (sabíamos desta visita). Após longo sermão, ficou o dito pelo não dito. Todavia , naquela noite, não ouve merenda para os alunos e a aula acabou mais cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário