quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Moral e Cívica


Hoje a educação brasileira pauta na formação inicial do aluno, principalmente no que tange à Educação Básica (Infantil, Fundamental e Médio). Ocorre que os alunos, na maioria das vezes, saem do Ensino Médio sem uma formação cidadã e ética. Isso ocorre pelo fato das escolas inserirem , apenas no ensino médio, o estudo da Sociologia e da Filosofia. Todavia essa questão também deveria ser colocada no Ensino Fundamental ,não como disciplinas de Sociologia e Filosofia, mas sim com o ensino da "Moral e Cívica", como outrora ocorria.
Desta forma o aluno teria uma noção a mais do seu papel na sociedade e uma convivência mais humana e mais digna com seus semelhantes.
Todos acham natural que se consagre boa parte dos anos da adolescência e/ou juventude ao aprendizado da Matemática, das Ciências Naturais, da História, da Geografia, do Português, etc.Porém, acho imprescindível que sejam inseridos, nesta fase, conceitos sobre ética, cidadania, moral, civismo, etc.
Em nossas escolas  de Ensino Fundamental os alunos aprendem a fazer diversas contas, entretanto não conseguem preencher um cheque ou  praticar boas maneiras, além do fato de que a maioria não sabe  sequer cantar o Hino Nacional Brasileiro.
Até hoje não entendi o porquê de tirarem o ensino da Moral e Cívica no Ensino Fundamental. Somente um espírito bitolado pelo preconceito não reconheceria a importância desta disciplina  na formação da juventude. Sem a dimensão moral torna-se mais difícil formarmos homens autênticos; sem o civismo o Brasil perde um pouco de seu patriotismo.
Espero um dia ver nos currículos do Ensino Fundamental o ensino da , novamente, da Moral e Cívica. Assim os alunos serão formados com mais bagagem e o Brasil crescerá ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário