sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do índio


"O Dia do Índio é celebrado dia 19 de abril, para ficar na história a primeira participação de líderes indígenas em um congresso. Nesse mesmo congresso, foi criado foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, para zelar pelos direitos dos índios nas Américas.
Origem do Dia do Índio
No dia 19 de abril de 1940, líderes das comunidades indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde, apesar de terem boicotado inicialmente, resolveram estar presentes para garantir que suas reivindicações fossem ouvidas."
10
O dia do índio tem que ser comemorado sim. Foram os primeiros habitantes do Brasil e sua cultura influencia as gerações até hoje. Porém, há de se ressaltar que as políticas para com os indígenas, muitas vezes são paliativas  e/ou sem estrutura. 
Em nosso município temos a comunidade Caxixó, ou Kaxixó  como falam. Trata-se de uma população de descendentes indígenas, localizada no local denominado Capão do Zezinho.
Recentemente obtiveram o direito sobre algumas terras da região o que está gerando grande conflito, pois os fazendeiros não concordam com este fato. Todavia é caso para a justiça resolver e não cabe a nós fazer julgamento sem conhecimento de causa.



Independente dos conflitos e problemas devemos sim comemorar o dia de nossos primeiros brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário