sexta-feira, 19 de abril de 2013

Criação do CONSEP em Martinho Campos


O CONSEP - Conselho Comunitário de Segurança Pública é uma entidade de direito privado, com vida própria e independente em relação à Polícia Militar ou a qualquer outro órgão público; modalidade de associação comunitária, de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída no exercício do direito de associação garantido no art. 5o, XVII, da Constituição Federal / 1988, e que tem por objetivos mobilizar e congregar forças da comunidade para a discussão de problemas locais da segurança pública, no contexto municipal ou em subdivisão territorial de um Município.
Está organizado para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.
Assim, o CONSEP é um inovador ambiente de exercício da cidadania, em que os moradores residentes no espaço por ele abrangido, inteiram-se do trabalho da Polícia Militar e dos órgãos de Defesa Social, tomam consciência da complexidade da intervenção no fenômeno da criminalidade e se mobilizam no sentido do acionamento de outros setores públicos.
Permite, por sua natureza, organizar pessoas e segmentos da sociedade civil para agir nas raízes de problemas crônicos que normalmente deságuam em crimes, como o ingresso de adolescentes e jovens no mundo das drogas, o desemprego e o alijamento social.
É também o local de debate e de promoção da solidariedade entre vizinhos, entre condôminos, entre classes profissionais ou segmentos da comunidade que de algum modo estejam mais expostos à ameaça da criminalidade, como taxistas, motoristas e auxiliares de coletivos, proprietários de estabelecimentos comerciais, comunidade escolar e outros.
É, ainda, o meio de se criarem redes de proteção, nas quais indivíduos reúnem-se e discutem alternativas para colaborar,com atitudes e cuidados objetivos no seu dia-a-dia, para que infratores da lei tenham minimizado as possibilidades de atingir seus intentos delituosos, obstaculizando, portanto,as oportunidades para a prática de infrações, especialmente as que interferem mais na tranqüilidade pública.
Dessa forma, o CONSEP pode vir a ser o que já representa em essência: um espaço fundamental na edificação de um mundo mais solidário, menos violento, mais organizado, mais livre.





Assessoria de Comunicação Organizacional- 7º BPM.
Na data de 15 de abril, na Câmara Municipal de Martinho Campos, foi realizada a reunião de instalação do CONSEP. A reunião foi presidida pelo 2 º Ten PM Sérgio Gomes, e teve a participação da 1º Ten PM Mariana, Comandante da 141ª Cia PM, do 2º Ten PM Helder, Cmt do Pelotão de Pompéu, do delegado Dr. Rodrigo; do vereador Deth, dos gerentes de agências bancárias, comerciantes e educadores. Contou ainda com a participação da diretoria do CONSEP de Pompéu, onde a senhora Cláudia, funcionária do conselho, proferiu uma palestra demonstrando a utilidade do CONSEP para a segurança pública. Logo após, foi dada a palavra a Ten Mariana e ao Dr Rodrigo Noronha. Na ocasião foi realizada a eleição da diretoria do Conselho, sendo eleitos: presidente, senhor João; vice-presidente, senhor Elber; secretário, senhor Marcos; tesoureiro, senhor Ralf; membros do conselho fiscal, as senhoras Elenice e Gislene e como membros do conselho deliberativo os senhores Ivan, Rocinho e Deusdetit.

O abadiaemfoco já havia cobrado, há mais de um ano, a criação deste Conselho. parece que o apelo e as preces foram ouvidos e hoje o CONSEP martinho-campense é uma realidade. 
Tomara que não fique só no papel e seus membros só figurantes. Martinho Campos realmente precisa de uma melhoria no sistema de segurança pública. 
Parabéns aos eleitos e aos precursores deste evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário