quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ideias para economizar energia


Ter hábitos econômicos faz bem o meio ambiente. E também ao bolso. Ou seja, dá para viver com menos impacto e ainda economizar dinheiro. Saiba quanto os eletrodomésticos mais comuns nas casas brasileiras gastam de energia e economize!

1. Ar condicionado
Representa de 2 a 5% da conta de luz. Quer ter um ambiente climatizado e mais agradável sem sofrer no final do mês? Algumas dicas: instale o aparelho em local com boa circulação de ar, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar do ambiente externo, limpe os filtros com frequência, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais, e não deixe o ar ligado se for ficar muito tempo fora do cômodo!

2. Lâmpada
A iluminação representa de 15 a 25% do valor da conta. Por isso, nada melhor do que a luz natural. Durante o dia, abra janelas e cortinas, deixe o sol entrar… quanto mais você puder usar a iluminação natural, melhor. Também vale a regrinha básica de “ao sair, apague a luz”.
Manter luminárias limpas também é uma forma de economizar, pois a iluminação se torna mais eficiente. Se possível, instale lâmpadas fluorescentes, que duram mais e gastam menos energia. Mas não esqueça que este tipo de lâmpada não deve ser descartada no lixo comum (saiba o que fazer).

3. Televisão
O aparelho que toma conta das casas brasileiras representa de 10 a 15% da conta de energia. Para economizar, dicas simples: evite deixar o aparelho em modo stand by, com uma luzinha acesa – isso também gasta energia! E não custa lembrar: evitar excessos é a melhor forma de economizar. Pra quê deixa a televisão ligada sem necessidade?

4. Máquina de lavar roupa
É representante de até 5% da conta. O que é importante saber: ligue a máquina só quando ela estiver com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante (isso faz com que você economize água e energia). Limpe frequentemente o filtro da máquina e leia o manual de instruções para otimizar o uso o máximo que puder.

5. Ferro elétrico
Representa de 5 a 7% do valor da conta. A melhor forma de economizar é acumular o máximo de roupas que puder para que o ferro seja ligado o mínimo de vezes possível (o aquecimento do aparelho consome muita energia). Outra dica é começar a passar roupa pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas.

6. Geladeira
É a vice-campeã do consumo, com uma média que varia de 25 a 30% da conta de energia. É importante observar o local em que a geladeira está instalada. Evite encostá-la em paredes ou móveis e a mantenha longe de raios solares e fontes de calor, como fogões ou estufas.
De vez em quando você coloca alguma roupa para secar na parte traseira? Esqueça. Isso aumenta o consumo. A manutenção também é importante: limpe a geladeira com freqüência e mantenha as borrachas de vedação em bom estado.
Além disso, evite abrir e fechar muitas vezes (ao abrir, retire o que for precisar de uma vez), não coloque alimentos quentes (isso exige um esforço maior do motor) e não bloqueie a circulação interna de ar frio com prateleiras de vidro ou plástico.

7. Chuveiro elétrico
É o campeão do consumo. Representa de 25 a 35% da conta. Banhos mais curtos economizam, além de energia, água. Precisa falar mais?

(Extraído da revista superinteressante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário