domingo, 26 de janeiro de 2014

Poluição do Córrego do Bambé tem solução

"As perspectivas futuras para as águas continentais são bastante negativas. Muitos são os estudos que buscam contemplar informações sobre a quantidade e qualidade da água disponível. A ONU (Organização das Nações Unidas) elaborou uma série de estudos para obter um parecer concreto da real situação no quadro hídrico do planeta, e ficou comprovado que com o passar do tempo o comprometimento das águas para o consumo humano, para a manutenção de animais e para a irrigação na agricultura ocorre de forma crescente."
Em nosso município esse texto cai como uma luva. Estou falando da poluição do Córrego do Bambé, importante veio d'água que banha as margens de nossa cidade e deságua no velho Chico.
O problema vem de muitos anos e se agrava a cada dia que passa. Veja a foto tirada da parte da jusante do córrego no bairro São Geraldo (próximo ao local denominado Buracão). Já está todo sujo.
Sabemos do trabalho que a Copasa vem realizando no município (término da construção da rede de esgoto) o que irá abrandar a poluição do Córrego. Mas precisamos fazer mais. Juntar forças com o poder público e alavancar recursos financeiros e humanos para despoluir esse importante leito d'água e melhorar a vida dos habitantes da "Badia".
Um primeiro passo é chegar à raiz do problema e, aos poucos, corrigir o que precisar ser corrigido. O cheiro nas proximidades do leito é terrível. 
Acredito que, com a união dos moradores locais (vizinhos do córrego), do poder público, secretaria estadual do meio ambiente, governos estadual e federal e muito trabalho, poderemos limpar o Córrego do Bambé e transformá-lo em cartão postal como antes era. Até pescar ali a gente pescava!
Quando todos se unem o bem prevalece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário