quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Coisa sem noção ....ou não!

Vai passar o Natal no México? Então aproveite para dar um pulo em Oaxaca. Dia 23, na praça principal da cidade, ocorre uma inusitada festa. Artesãos esculpem grandes raízes e criam homens-vegetais impressionantes. È a Noche de Rábanos.

noche-rabanos
(foto: Laura Ramos)
A competição em si, pelas esculturas mais bacanas, dura algumas horas. Mas outras atividades tomam conta da cidade até o Natal. O evento inclui uma exibição de esculturas feitas de um tipo de rabanete grande e vermelho que pode pesar até 3 quilos e chegar a até 50 centímetros.Esses rabanetes são plantados exclusivamente para a festa, deixados na terra por meses após a colheita normal, a fim de permitir que cheguem a um tamanho bem maior e tomem formas bizarras. Entre os modelos apresentados, há presépios e santos, cenas de festas com dezenas de figuras, bailes folclóricos e edifícios reais cheios de detalhes. É tipo uma Legoland vegetariana.
Os rabanetes chegaram ao México no século 16, enquanto o país estava sob o controle da Espanha. A tradição surgiu quando vendedores de mercados locais costumavam esculpir os vegetais para convidar pessoas a entrar em suas lojas.
(da revista superinteressante)


Nenhum comentário:

Postar um comentário