terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mosquitos do Mal


Enxame de Pernilongos

De uns dias pra cá Martinho Campos tem sido vítima de um ataque de pernilongos. As noites estão sendo mais longas para os moradores da “Badia” por causa das visitas indesejadas dos pequenos mosquitos. Eles fazem uma verdadeira festa com suas “melodias” e seus apetites por sangue.

Conforme indicação de especialista, procurado pelo subscritor deste Blog, a infestação ocorre nesta época do ano por causa do início das chuvas. Embora a temperatura alta favoreça a proliferação do pernilongo Cúlex, o tipo doméstico, o ciclo vital do mosquito necessita de água. Além da chuva, eles procuram as margens do rio Picão, Córrego do Bambé e açude para procriarem. Para controlar a proliferação do mosquito, deve haver iniciativas simples como a colocação de lâmpadas de coloração amarela nas varandas das casas e o cultivo de plantas como a alfavaca, que ajuda a afugentar o inseto. As pessoas têm de evitar o uso de inseticidas aerossóis porque podem ser nocivos à saúde. Como a proliferação está sendo grande, penso que as autoridades de saúde deveriam tomar as providências cabíveis. 
Desde já deixo aberto o canal de comunicação deste Blog para ajudar os agentes de saúde (se for do interesse do poder público) a informarem à população sobre o que está sendo feito ou o que será feito para controlar essa epidemia. Temos que combater, pois se o Aedes aegypti também vier como o pernilongo, Martinho Campos muito sofrerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário