segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Enchente do Rio Picão

O Rio Picão nasce nas proximidades do Povoado da Garça, município de Bom Despacho/MG. Percorre um trecho de 82 km, sendo responsável pelo abastecimento hídrico de aproximadamente 200 propriedades rurais desde a sua nascente, até a sua foz no Rio Pará, na nossa querida “Badia”.
Para nós martinhocampenses este rio é muito importante. Já foi inclusive fonte de energia elétrica em tempos idos. Tem como característica principal, a presença de pântanos marginais ao leito principal, ficando este, muitas vezes indefinido na imensidão das áreas de várzea.
Com a chegada das chuvas, agora no verão, o Rio Picão enche e transborda, trazendo fartura de alimentos, seja nas plantações ou até mesmo na infinidade de peixes de seu leito. É dele que a Copasa retira e purifica a água que consumimos no dia a dia aqui na cidade.
A revitalização deste rio se faz necessária haja vista que sua mata ciliar, em muitos trechos, está danificada, além do rio receber grande quantidade de lixo sólido deixado em suas margens e em seu leito.
A água é fonte de vida, por isso devemos zelar pelo nosso meio ambiente.

Mais uma do Waldim (filho do Geriowaldo)

O que está fazendo ajoelhado aí, Waldim?
- Rezando para que o rio Picão passe por Pitangui, mãe.
- Mas por que, filho? 
- Porque foi isso que eu escrevi na prova de geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário