terça-feira, 10 de abril de 2012

Prazo para tirar e transferir o título para as eleições 2012 termina em um mês



Para que tudo transcorra bem nas eleições para prefeito e vereadores aqui na nossa querida Badia, o blog que é o mais democrático traz, hoje, lembretes da Justiça Eleitoral de Minas para você eleitor.
Falta apenas um mês para o fim do prazo para transferir e tirar o título eleitoral para votar nas eleições municipais de 2012. O calendário do Tribunal Superior Eleitoral estabelece o dia 9 de maio como o último dia para inscrição eleitoral e transferência de município ou de zona eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com necessidades especiais (inclusive idosos) solicitar transferência para uma seção de fácil acesso.

Para evitar filas, que ocorrem todos os anos, a Justiça Eleitoral recomenda que os interessados se dirijam aos cartórios com antecedência. Para se ter uma idéia, o movimento é tão grande no final do prazo de alistamento que, em 2008, ano em que também se realizaram eleições municipais, mais de 31 mil pessoasprocuraram os 18 cartórios eleitorais de Belo Horizonte na última semana antes do fim do prazo. Grandes filas se formaram e foi necessária a entrega de senhas nos últimos dias de atendimento.

No caso das transferências, o eleitor deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua nova residência. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso também deve regularizar sua situação - caso contrário não poderá votar, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral. Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, sem qualquer alteração nos dados do documento, o prazo vai até o dia 27 de setembro (10 dias antes do pleito).

Para se informar sobre o endereço do cartório responsável por seu bairro, para não correr o risco de ir a lugar errado, basta ligar para o Disque-Eleitor 148(grande BH) ou (31) 3291-0004, de 7 às 19 horas, ou acessar o site do TRE: www.tre-mg.jus.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário