segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ler é importante por D+


A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde nossa infância, quando começamos a entender o mundo à nossa volta. Seja a leitura do mundo através dos olhos, através dos ensinamentos e , quando aprendemos a ler, através dos símbolos (palavras) em revistas, jornais, livros etc.
A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.
O abadiaemfoco sempre primou pela leitura, desde os tempos em que  seu idealizador se lançava em aulas de literatura para os jovens das escolas da Badia. Num mundo tomado pela tecnologia moderna (computador, televisão, celular, etc) a leitura tradicional vai perdendo seu espaço, o que pode ser muito perigoso, pois o ato de ler aciona várias engrenagens em nosso cérebro que permitem nosso desenvolvimento enquanto seres humanos.
Para ler e se tornar um amante da leitura não precisa necessariamente de bons livros. Uma  revista, um  jornal, uma carta, uma Bíblia, uma bula, um "pasquim", qualquer escrito serve para começarmos a exercitar o ato de ler.
A leitura diária nos enriquece culturalmente e passamos a ver o mundo de uma maneira mais atraente. Além, é claro, de melhorar nossa redação.
Ainda tenho vários exemplares de revistas Tex  e Zagor (revistas de faroeste em quadrinhos) que lia em tempos idos. Guardo-os como lembranças e ainda os leio para desenferrujar o pensamento ligado no face, nos emails, no abadiaemfoco etc.
Uma boa dica para todos internautas: além de ler as coisas da tecnologia moderna, vamos ler livros, revistas etc. Nossa vida cultural merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário