Nesta semana do fim do mundo tivemos muitos acontecimentos aqui em nossa querida Abadia que denotam, claramente, que não haverá fim de nada, nada mesmo. Comemorou-se no último dia 20/12 o aniversário dos 30 anos do Banco do Brasil em nossa cidade com a presença de políticos da época da inauguração e de hoje. Numa solenidade muito bem organizada o BB agradeceu a todos que confiam em seu serviço e elogiou o povo martinho-campense pelo carisma e participação efetiva da vida política, econômica e social da comunidade.
Também nesta semana, porém no dia 17/12 tivemos a inauguração da Caixa Econômica Federal aqui em Martinho Campos, conforme já noticiado em tempo pelo abadiaemfoco.
O acontecimento mais importante porém, foi feito de uma maneira, digamos, simples (para não dizer escondida); trata-se da diplomação dos candidatos eleitos no último pleito ocorrida nesta última quarta-feira dia 19/12.
Após a proclamação dos resultados oficiais de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o processo de diplomação e posse do candidato vencedor do pleito.
Foto do site do amigo Deth da Gráfica
Esta diplomação não é dar diplomas de escola para os candidatos eleitos não. O abadiaemfoco explica o que acontece, ou seja, o motivo da diplomação.
Depois da diplomação, o candidato eleito torna-se apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. Historicamente considerado um ato de responsabilidade do Poder Legislativo (apesar que aqui na Badia foi feito pelo Judiciário), a posse de presidentes, governadores e prefeitos se dá no Congresso Nacional, na Assembleia e na Câmara Municipal. Com a diplomação, encerra-se também o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral. Antes de efetivamente assumir determinado posto, o candidato vencedor deve ser diplomado. O termo designa uma cerimônia formal em que são distribuídos diplomas não apenas ao eleito, mas também aos vices e eventuais suplentes.
Basicamente foi esta a resenha da semana, destacando aqui que a maior parte da população de Martinho Campos sequer ficou sabendo destes eventos, principalmente o da diplomação dos candidatos que irão governar nosso município por quatro anos. Para corrigir este fato da não propaganda o abadiaemfoco traz então, para você internauta, esta resenha semanal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário