sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Semana do fim do mundo agitada na Badia

Nesta semana do fim do mundo tivemos muitos acontecimentos aqui em nossa querida Abadia que denotam, claramente, que não haverá fim de nada, nada mesmo. Comemorou-se no último dia 20/12 o aniversário dos 30 anos do Banco do Brasil em nossa cidade com a presença de políticos da época da inauguração e de hoje. Numa solenidade muito bem organizada o BB agradeceu a todos que confiam em seu serviço e elogiou o povo martinho-campense pelo carisma e participação efetiva da vida política, econômica e social da comunidade.
Também nesta semana, porém no dia 17/12 tivemos a inauguração da Caixa Econômica Federal aqui em Martinho Campos, conforme já noticiado em tempo pelo abadiaemfoco.
O acontecimento mais importante porém, foi feito de uma maneira, digamos, simples (para não dizer escondida); trata-se da diplomação dos candidatos eleitos no último pleito ocorrida nesta última quarta-feira dia 19/12.

Após a proclamação dos resultados oficiais de uma eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia o processo de diplomação e posse do candidato vencedor do pleito.
Foto do site do amigo Deth da Gráfica
Esta diplomação não é dar diplomas de escola para os candidatos eleitos não. O abadiaemfoco explica o que acontece, ou seja,  o motivo da diplomação.
Depois da diplomação, o candidato eleito torna-se apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. Historicamente considerado um ato de responsabilidade do Poder Legislativo (apesar que aqui na Badia foi feito pelo Judiciário), a posse de presidentes, governadores e prefeitos se dá no Congresso Nacional, na Assembleia e na Câmara Municipal. Com a diplomação, encerra-se também o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral. Antes de efetivamente assumir determinado posto, o candidato vencedor deve ser diplomado. O termo designa uma cerimônia formal em que são distribuídos diplomas não apenas ao eleito, mas também aos vices e eventuais suplentes.
Basicamente foi esta a resenha da semana, destacando aqui que a maior parte da população de Martinho Campos sequer ficou sabendo destes eventos, principalmente o da diplomação dos candidatos que irão  governar nosso município por quatro anos. Para corrigir este fato da não propaganda o abadiaemfoco traz então, para você internauta, esta resenha semanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário